Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Síntese Histórica
Início do conteúdo da página

Síntese Histórica

Publicado: Terça, 11 de Agosto de 2015, 11h20 | Última atualização em Terça, 14 de Setembro de 2021, 18h42 | Acessos: 3132

 

Denominação Histórica

Em 13 de dezembro de 1966, por meio de Portaria do Ministro do Exército, o 4º B Com Ex recebeu a denominação histórica de Batalhão Arraial Novo do Bom Jesus, em homenagem ao forte que foi um marco de resistência luso-brasileira contra os vários holandeses no século XVII, de onde partiam e para lá retornavam as tropas que venceram os batavos nas duas batalhas de Guararapes.

 

 Breve Histórico do Arraial Novo

Após o desembarque do invasor holandês, ocorrido na praia de Pau Amarelo e consequente tomada de toda zona litorânea, o então governador da Capitania de Pernambuco, Matias de Albuquerque, embrenha-se mata adentro com sua força de reação restante e funda o Arraial Velho do Bom Jesus, forte que transformou-se num núcleo de povoamento e local de reunião das tropas que combatiam sob o regime de emboscada.

Com o cerco e consequente queda do Arraial Velho, ocorrido em 1635, funda-se o que seria a derradeira defesa da Capitania frente ao invasor flamengo. Foi desta fortificação, erguida em setembro de 1645 e também era usada como depósito de munições, que houve a concentração das tropas luso-brasileiras que combateram na 1ª Batalha dos Guararapes (19 de abril de 1648), bem como na 2ª Batalha, ocorrida em 19 de fevereiro do ano seguinte.

Atualmente, o sítio arqueológico do antigo Arraial Velho do Bom Jesus ainda possui os vestígios de uma muralha e de dois baluartes de terra utilizados pelos nossos gloriosos antepassados. Relíquias ancestrais que o 4º B Com protege e cultua como valores intrínsecos do legado glorioso de nossa nação.

Fim do conteúdo da página